DUKE ELLINGTON – O grande compositor de jazz americano

Por:Everson Salazar
As Sete Mais

10

mar 2021

Duke Ellington – O grande compositor de jazz americano!!duke ellington

Considerado o maior compositor de jazz americano de todos os tempos, Duke Ellington foi uma das maiores influências no jazz entre 1920 à 1960, mantendo suas obras ainda hoje influência apreciável.

Nascido em Washington, Duke Ellington aos sete anos, teve como professores os próprios pais que eram pianistas e acompanharam a dedicação e desenvolvimento, que o levou a atuar como profissional aos dezessete anos.duke ellington

O primeiro grupo formado por Duke Ellington foi o “The Duke’s Serenaders” e era um grupo também destinado à dança, tornando se um grande sucesso em Nova Iorque, passando a tocar nas rádios e a aparecer em filmes, além das gravações de discos por diversas companhias musicais.

Entre muitos sucessos imortalizados por Duke e sua orquestra, estão “Take the A Train” que apesar do sucesso com Duke Ellington, tem como compositor Billy Strayhorn, “Satin Doll”, “Perdido”, ”Rockin’ in Rhythm“, “Mood Indigo”, “Caravan”, “Sophisticated Lady”, “It Don’t Mean a Thing”, “Prelude To a Kiss”…

Em 2004 eu liderando a Vitória Café Orchestra fomos contratados para fazer a trilha sonora do aniversário de uma personalidade muito tradicional no estado Capixaba, e a lembrança que todos os convidados receberam foi um disco gravado pela VCO. No repertório gravado está um tema do grande compositor de jazz americano, a música “Don’t Get Around Much Anymore”, um tema sensacional do Duke Ellington, aqui interpretado pela nossa cantora Carmem Amorim e o outro tema é “Satin Doll” como trilha incidental no tema Batida Diferente de Durval Ferreira e Maurício Einhorn.

duke ellingtonDentre inúmeros músicos que gravaram com Duke Ellington, estão Charles Mingus Coleman Hawkins e um dos maiores saxofonistas de todos os tempos John Coltrane, que participaram em determinado momento de suas “experiências musicais”, deixando um legado incalculável para as novas gerações de amantes e apreciadores da música.

Sua discografia é extensa, mas vale destacar “Duke Ellington & John Coltrane”, “Duke Ellington meets Coleman Hawkins”, e “Duke Ellington’s Concert Of Sacred Music”, um disco composto por músicas sacras.

Duke Ellington faleceu no dia 24 de maio de 1974 em Nova York, deixando uma vasta obra para apreciação e pesquisa, e hoje existe uma escola dedicada a ele, a The Duke Ellington School of the Arts em Washington.

Assista abaixo o vídeo da música Don’t Get Around Much Anymore, interpretada pela Natalie Cole!!


Compartilhe:



(31) 99305-2233

contato@eversonsalazar.com

Conteúdo protegido.
×