HENRY MANCINI – O Favorito das Trilhas Hollywodianas

Henry Mancini

Por:Everson Salazar
Big Band | Compositor

20

jan 2021

Henry Mancini – O Favorito das Trilhas Hollywoodianas!

“O verdadeiro poder criativo, está na mente e no coração do compositor”. – Henry Mancini

Algumas conquistas e premiações históricas, são as marcas que tornam Henry Mancini o favorito das trilhas hollywoodianas!

Com mais de 90 álbuns gravados nos mais variados gêneros musicais, Henry Mancini um dos talentos mais versáteis da música contemporânea, foi indicado inúmeras vezes para os maiores prêmios do mundo, foi ganhador de 20 Grammy, 04 Academia, 02 Emmy e 01 Golden Globe, com suas belas trilhas sonoras.

pantera cor de rosaCriador de trilhas sonoras memoráveis como, ‘Moon River’, ’Breakfast at Tiffany’s’, ‘Days of Wine and Roses’, ‘Hatari!’, ‘Charade’, ‘Victor / Victoria’, ’10’, ‘Darling Lili’ , ‘Arabesque’, ‘The Glass Menagerie’, “Peter Gunn”, “Mr. Lucky’, entre tantos outros maravilhosos, mas destaco aqui o tema da minha infância o ‘The Pink Panther’, tema que mais tarde ali pelos ‘anos 90’ tive a oportunidade de tocar com a EMES Jazz Band, sob a regência do maestro professor Antônio de Paula, no Teatro do Centro Cultural Carmélia de Souza no Estado do Espírito Santo.

Mancini nasceu em Cleveland, Ohio, em 1924, iniciando seus estudos musicais aos 08 anos na flauta, passando posteriormente a tocar piano e se interessar por arranjos.

Em 1946, Mancini ingressou na Orquestra Glenn Miller-Tex Beneke, o sucessor de Glenn Miller depois do misterioso desaparecimento do maestro no Canal da Mancha, como como pianista e arranjador.

Sua trajetória de sucesso como orquestrador estava apenas começando. Ao assinar contrato com a Universal-International Studios, num período de seis anos participou de 100 filmes, entre eles o The Glenn Miller Story, pelo qual recebeu sua primeira indicação ao Oscar®, The Benny Goodman Story e Touch of Evil de Orson Welles.
Henry Mancini
Regeu as principais orquestras do mundo como a London Symphony Orchestra, a Israel Philharmonic, a Boston Pops, a Los Angeles Philharmonic e a Royal Philharmonic Orchestra, tendo contribuído com sua musicalidade na carreira de artistas famosos como Johnny Mathis, Luciano Pavarotti, Doc Severinsen e Andy Williams.

Henry Mancini escreveu dois livros: ‘Sounds and Scores – A Practical Guide to Professional Orchestration’, livro dedicado aos entusiastas e estudantes de orquestração, e sua autobiografia ‘Did They Mention The Music?’

Henry Mancini morreu em 1994, deixando uma história inigualável na vida de todos aqueles que um dia tiveram a oportunidade de apreciar sua musicalidade em apresentações, aulas ou mesmo assistindo filmes e desenhos animados.

Fonte: Site Oficial http://www.henrymancini.com


Compartilhe:



(31) 99305-2233

contato@eversonsalazar.com

Conteúdo protegido.
×