PÉREZ PRADO – O Rei do Mambo

Perez Prado 4

Por:Everson Salazar
Compositor

27

jan 2021

Pérez Prado – O Rei do Mambo

Nascido em Matanzas, Cuba, em 11 de dezembro de 1916 e batizado como Dámaso Pérez Prado, estudou piano clássico e ao final dos estudos estava apto para tocar piano e órgão profissionalmente em clubes e cinemas locais. Em 1942 Pérez Prado se mudou para Havana e na busca pela sua consolidação no cenário musical, conseguiu um emprego como arranjador da Orquesta Casino de la Playa, onde começou desenvolver seu estilo musical influenciado pela música rebuscada da Orquetra Stan Kenton.

Com seu conceito rítmico diferenciado e buscando mais emoção para a rumba, Pérez Prado trouxe para o mainstream pop, aquele ritmo afro-cubano, contagiante que foi iniciado por Arsenio Rodriguez e Orestes Lopez, o mambo. O termo mambo, provém de uma gíria comum entre os músicos negros cubanos – “estás mambo?”, ou seja, “tudo bem com você?”.

Pérez Prado 1
As inovações de Prado não foram muito bem recebidas nas casas de shows mais tradicionais de Cuba, que não aceitavam introdução do jazz em sua música nativa, levando Pérez Prado a buscar novos ares para a sua música nas “Américas”, fixando residência na Cidade do México, onde começou a montar a sua orquestra, formada por muitos expatriados cubanos.

Há quem questione a criação do ritmo, mas é inegável o contraponto daquela sonoridade vibrante, com os passos dançantes e envolventes que desenham no salão a partir da música de Pérez Prado. “Prado tocava piano, mas freqüentemente estava mais focado na empolgação do público; ele saltou, chutou, dançou, gritou, grunhiu e exortou seus músicos com uma presença de palco dinâmica e envolvente, que envergonhou muitos maestros e bandleaders mais calmos”, segundo o site All Music.

Disseminado pelo maestro Pérez Prado, o mambo revolucionou a paisagem musical nos anos 50, dividindo a cena musical dominada pelas big bands note-americanas não se rendendo nem mesmo diante do monopólio das big bands norte-americanas, graças ao seu talento somado ao de célebres da época, como Tito Puente e Beny Moré.Perez Prado 1 Gravou aproximadamente 37 álbuns, tendo como primeiro grande sucesso a música Mambo Jambo, que puxou uma lista de grandes sucessos latinos como Mambo Nº5, Cerezo Rosa, Patricia, Da autoria de Perez, Que Rico El Mambo (Mambo Jambo), El Manisero, Quien Será interpretado pela maravilhosa Rosemery Clooney, entre tantos outros sucessos.

A importância das big bands, bandas e orquestras estudantis, é fundamental para apresentar aos postulantes futuros músicos essas dádivas musicais que estão imortalizadas na história da música universal e que muitas vezes, estão esquecidas pelas grandes mídias e formadores de opinião. Tive o privilégio de conhecer a Perez Prado no início da formação da minha orquestra, a Vitória Café Orchestra e Pérez Prado era um dos que mais transcreví para tocar com nossa big band.
Me lembro perfeitamente do primeiro ensaio da minha transcrição do Mambo Nº5, que aconteceu no palco do Teatro Carmélia de Souza, no intervalo do ensaio da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo, com os músicos de metais da orquestra que gentilmente, eram os “cobaias” das minhas criações e experimentos musicais.

Com a Vitória Café Orchestra em atividade, executamos muitas transcrições dos arranjos de Pérez Prado, e além dos arranjos criados buscando assemelhar a sonoridade dos metais, nossa orquestra era estimulada a fazer as coreografias muito comuns na orquestra de Pérez Prado, o que tornava a festa, o baile muito mais interativo e alegre.

Viva o mambo, viva a alegria, viva Pérez Prado!

No link abaixo você terá a oportunidade de conhecer três dos grandes sucessos do Pérez Prado, Mambo Jambo, Mambo Nº5 e Mambo Nº8, interpretados pela Orquestra Venezuelana Simon Bolivar, sob a regência do maestro Gustavo Dudamel.

Fonte: Site www.allmusic.com


Compartilhe:



(31) 99305-2233

contato@eversonsalazar.com

Conteúdo protegido.
×